Filme: Land and Fredom


Ambientado na época da Guerra Civil Espanhola, “Terra e Liberdade” conta a história de um comunista inglês, David Carr, que vai para a Espanha para ajudar a derrubar o ditador Franco. Chegando lá, passa a participar de um grupo de combatentes mistos, que vieram de diversos países e de várias partes da Espanha. Uma milícia com pessoas comuns, chamada de POUM.
Durante a revolução, comunistas e anarquistas lutaram juntos, pois tinham um mesmo inimigo em comum: o fascismo. Mas, com o tempo, passam a voltar-se um contra o outro e a combaterem entre si. A POUM, após ter livrado várias cidades do comando do exército franquista, se vê com armamento ruim, com menos combatentes (pois as mulheres passam a ser proibidas de participar ativamente, utilizando armas) e com pouca colaboração externa, que, quando chega, já está em grande atraso.
É no meio deste combate, anti-fascista e ideológico, que David está e onde deverá escolher: renegar o exército do povo e se juntar definitivamente aos comunistas ou continuar lutando ao lado da POUM até o fim?

Um lindo filme, com grandes debates acerca da propriedade privada e o bem comum, tal qual exprime seu título.

0 comentários: