Nota de Repúdio


Segue abaixo uma nota escrita por um dos membros do blog, o Fábio, comentando sobre o que ocorreu ontem na Faculdade de Direito de Sorocaba - FADI e citando algumas falas e situações que o mesmo presenciou no local no período em que cursou direito na universidade.
Gostaríamos de deixar claro que, com essa mensagem, está intrínseco o nosso sentimento de repulsa para com situações como essas, onde todo um misto de autoritarismo e preconceitos no geral (machismo, racismo, classismo) barra, de forma obscena e ofensiva, qualquer abertura para o desenvolvimento de debates e trocas de ideias num lugar que, paradoxalmente, surge na História com esse objetivo e, principalmente, com essa função.
Apesar de em alguns cursos tais posturas serem mais claras, descaradas e iminentes, infelizmente isso pode vir a acontecer (e acontece) em diversas instituições e cursos; cito como exemplo as paredes pichadas da UFSCar (onde, onde há mensagens de força e libertação, principalmente de cunho feminista, há "escritas em resposta", estas totalmente agressivas e, algumas, do nível mais baixo o possível de preconceito) e um caso que, como estudantes, passamos na Universidade de Sorocaba - UNISO, onde, ao promovermos uma palestra e debate que seria aberto à comunidade, esbarramos em diversos empecilhos e situações constrangedoras (para não dizer intimidadoras), porque muitos lá dentro não queriam que a comunidade participasse de um evento, afirmando que o mesmo "deveria ser voltado apenas para os estudantes por se tratar de algo acadêmico".
Declaramos total apoio e respeito ao Coletivo Feminista Salvadora Lopes - FADI e à qualquer outro grupo que, em meio à podridão, luta para soltar as amarras (já que os locais em questão esqueceram-se que existem unicamente para fazê-lo, ou ao menos deveriam). Esses espaços são, por direito, da comunidade, e se a luta por torná-los 100% públicos está longe (talvez até apenas no campo onírico, mas tudo bem, porque sem sonho não há luta mesmo), a briga para que os cedamos será ainda mais complicada, pois isso não irá acontecer.

Grupo do Coletivo RxTx e webzine Resíduos Tóxicos



Quando estudei direito na FADI-Sorocaba me senti diversas vezes mal. E não por ela ter sido QUASE imposta goela a baixo (depois tranquei escondido e fiz história). Mas pelos comentários infelizes e constantes de professores que são promotores e juízes em Sorocaba e região. Homofóbicos e machistas, mas principalmente racistas. "Os problemas do Brasil acabam a hora que encherem os estádios de futebol de RJ e do Nordeste com populações locais e jogarem uma bomba nesses estádios"profetizava um promotor público/ professor. Outro se gabava ter tido no começo da carreira como advogado o apelido de "Hitler" e seu melhor amigo ter recebido a alcunha "Mussolini". Dessa vez alguém gravou, publicou e colocou a tona o que é a faculdade de direito de Sorocaba virou antro de pessoas que sequer tem condição de dialogar e respeitar elementos primordiais do direito e agem como ditadores e proprietários em uma instituição que quase faliram com escândalos de desvios de verba e afins.
Parabéns às meninas que organizaram o debate. Precisa ter muito amor, força e paciência para fazer um evento desse porte em um local tão arcaico. No demais, lamentável a postura do diretor da faculdade. Mas pelo histórico, mais uma para coleção.

[Fábio]


0 comentários: