Nota - Editor(Fábio)


Estamos chegando ao quinto mês de atividades do blog. Confesso que este projeto está muito, mas muito mesmo, além das minhas expectativas iniciais! A começar pelo simples fato de que este blog inicialmente era um projeto de blog pessoal, meu e de minha namorada (a Keke), e nele tínhamos a pretensão de fazer umas indicações de bandas, algumas entrevistas relacionadas a elas, postar umas fotos de shows e nada muito além disso, hehe. Aí veio a primeira entrevista com o Eternal Fate e quando vimos estávamos com uma média de 100 visitas por dia... Como já existia uma pretensão de projeto de ONG (algo que eu e o Juliano “King” havíamos tentado elaborar uns meses antes) decidimos usar o blog para testar algumas idéias e a forma como a equipe trabalharia em conjunto... E assim nasceu o Resíduos Tóxicos, um projeto despretensioso, mas bastante sincero, voltado para culturas undergrounds e indo de frente com ativismo segregador que aparece na postura daqueles que fazem pelo “ego”, pois nossa meta é agregar! Por enquanto a formula da equipe é batida em cima do CA de História da UNISO, Renan e Marco, que eu diria mais para um marxismo clássico engajado com partidarismo como meio de atuação social enquanto que há o pessoal mais engajado com multifuncionalismo e culturas eXtremas como o Bolaxa, eu e minha namorada...

Aos poucos o blog está evidenciando mais sua identidade que na verdade é: mesclar o máximo possível de informações, culturas e abordar o aspecto que há algum tempo alguns haviam esquecido: underground como forma de resistência aos valores da sociedade de consumo burguesa cristã (pelo menos para nós brasileiros) que se forma em torno do homem (de preferência “caucasiano”) com capital externo em suas mãos. Algo que nos remete ao panorama social atual brasileiro: racismo, homofobia, classicista, desigualdade social, fanatismo religioso, fetichismo consumista e fedendo alienação em todos os âmbitos (sentimental, cultural, dos meios de produção...). A capacidade de unir, agregar e “abrir os olhos” do indivíduo através das artes eXtremas dando a consciência de que “os bons NÃO são a maioria” (diferente do que o comercial da Coca-Cola diz) e que o Brasil não é um conto de fadas só por ter carnaval com desfile de escolas de samba. Isso hoje, na sociedade do consumo (espetáculo) é uma vitória tremenda e se ainda o underground é um dos caminhos dessa ruptura muito se deve aos músicos, distros, selos, artistas plásticos, zines, organizadores de shows, da arte que ainda não foi industrializada! Apesar das incontáveis vociferações de alguns em nome do “sucesso comercial” do metal... Mas a eles eu digo: Underground up your ass! XD

Vamos às novidades e shows, hehe!

O blog agora conta com mais 3 novos colunistas, uns perdidos que achei por ai, que trarão algumas perspectivas interessante e diferentes das 2 já citadas neste texto deixando ainda mais rico o conteúdo do blog e a cara de nosso trabalho hehe:

- Eduardo Furlan, “Barba”, que é bastante engajado com metal extremo(organizou alguns shows), partidário do PSOL, tem programa na web rádio Legion Del Metal já trabalhou comigo na palestra da UNISO “Um novo olhar cultural: o heavy metal” e é jornalista formado.

- Juliano “King” é bastante ligado ao bom e velho heavy metal! Vocalista da banda Lecher (já cantou em outras bandas, entre as quais o Prepared to Kill), estudante de direito, mentor do projeto Sorocaba Metal Union, trabalha na web rádio Metal Militia e também participou da palestra “Um novo olhar cultural: o heavy metal” na Uniso.

- Douglas é muito engajado com os circuitos Punks e toca simplesmente nas ótimas Peligro e Retaliação, além de já ter tocado no Contraste Bizarro. Tem trabalhado na organização de eventos punks e afins como o “Dirty MetalPunk Night”.

Além dos shows que apoiamos e cobrimos, estamos realizando a segunda edição do Sorocaba Metal Union. O evento está agendado para a primeira semana de agosto e já tem alguns nomes certos entre os quais Defy, Eternal Fate e Razek. Será um show beneficente e toda a renda líquida será revertida aos demais projetos do grupo Resíduos Tóxicos, em especial para o evento do final do ano que trará algumas coisas bastante interessantes! As informações desse evento logo mais estarão disponíveis no blog e redes sociais! E por sinal já agradeço muito o Bolaxa pelo suporte, pois sem dúvida alguma, se ele não se engajasse tanto esse evento não sairia do papel!

Pessoal mais uma vez eu agradeço a cada banda que nos concedeu entrevista, a cada pessoa que nos ajudou a divulgar o blog, a cada pessoa que nos acompanha e nos apóia e a cada pessoa que mantém a chama da cultura eXtrema viva!

Obrigado a todos!

“(...)Fazer a minha parte

Arte pela arte nunca não, nunca não

Engajado desde o berço não esqueço de onde vim

Minha rima não tem preço tem começo meio e fim(...)”

Clã-Nordestino – Lokomotiva da vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Rotting" - Sarcófago

Que time é esse: A.S. Livorno (Itália)

Entrevista com a banda Trovador