Entrevista com a banda italiana Ira



Por.: Fábio Tardelli
Tradução.: Fábio Tardelli

“Sem dúvida uma das entrevistas mais legais que realizei, uma banda com consciência social, e com muito a mostrar para nós fãs de rock o problema que o excesso de bandas covers podem trazer para as cenas...

Alias recentemente vi algo ridiculo, em Sorocaba quando fui na Transa Som haviam 4 panfletos de diferentes shows, 3 de metal 1 de punk... os 3 de metal eram de festivais de bandas covers, somente o de punk era de festival de bandas com som próprio...

há algo a ser pensado, não acham ???”
Esse texto de introdução da matéria é de 2008, e não acho que nada tenha mudado...

Mas leiam a entrevista do Rex e vejam melhor o que estou falando...


Eco Rock - Como tem sido as atividades da banda?

Rex - Oi a todos. Como qualquer banda que eu acho, que se reuniram no final de 1997, quando quatro jovens “metal heads”, com grande paixão pela música e muita energia para gastar, decidem criar uma banda chamada IRA a formação inicial foi Giuseppe "Rex" Caruso - Guitarra e Voz, Alex Caruso - Guitarras e Mattia Sciutti - Bateria.
Nós imediatamente começamos a escrever músicas próprias, e músicas covers como “Strength Beyond Strength”, “Troops of Doom” (nós sempre gostamos de Sepultura) , etc...
Nossas influencias foram as seguintes: Sepultura, Metallica, Pantera e outras.
Depois de dois longos anos de line-up assentados, começamos a gravar a primeira Demo chamada “Urna”(2000). Para os anos mais tarde, nos laçamos nossa segunda Demo “Chaotic Regression”(2005) e tocando com bandas locais no “Titans of thrash” com Carnal Forge e muitos outros shows. Em 2006 nós gravamos a ultima demo chamada “Dawn Of World Redemption” ,que é considerado um álbum mais técnico e progressivo que recebeu muitos elogios sobre os bem-conhecidos fanzines como “Rock Sound”, “ Metal Shock”, “Metal Hammer” e “Rock Hard”, algumas delas nos comparando com o Death.
Agora, após a última demo o line-up sofreu mudanças. Estamos preparando o primeiro álbum, espero que ela esteja pronto até este ano.
O atual line-up é o seguinte:
Giuseppe “Rex” Caruso – Vocals/Guitars
Euro Ribigini – Bass
Alex Caruso . Drums
Chris “Alien” Scorziello – Guitars.


E.C. - Você vê uma possibilidade no Rock, ou expectativa de protesto social?

Rex – Claro! Se os músicos sentem que têm de fazê-lo...
A música é uma expressão dos sentimentos e pensamentos dos músicos, por isso, se você tem algo errado com a política ou os problemas sociais é bom para falar sobre isso. Podemos ajudar as pessoas a refletirem sobre este problema com a nossa música e as nossas letras. Pense em bandas como Sepultura e Rage Against The Machine e outras bandas do passado, eles falam sobre os problemas sociais e iniqüidade. Estamos tentando fazer o mesmo com a nossa música, eu gosto de falar sobre a destruição do mundo, da destruição da Natureza e problemas de perda de sentimentos humanos e outras questões contemporâneas.

E.C. - O que uma banda precisa apresentar em seu trabalho, para que você ouça e goste do trabalho dele?Digo no conjunto geral da obra.

Rex - A banda tem de se apresentar e aquilo que é capaz de fazer, espero o melhor.
Não é necessário que você goste de tudo em um trabalho de uma banda, talvez, você pode gostar de uma parte dela ou apenas algumas canções, provavelmente alguém goste da outra parte do trabalho, desta hipotética banda que você não gostou, então qual é o problema?


E.C. – Para você o que é heavy metal e rock n’ roll?

Rex - É uma maneira de se divertir, é a liberdade de ser o que quiser, eu realmente não gosto muito classificações, eu gosto de pensar que todos são livres para se divertir na maneira que ele ou ela prefere, e R'N'R e Heavy Metal são duas boas maneiras de realmente tê-lo!

E.C. - A indústria e o mercado estão e são cada vez mais fortes e influentes no meio musical do rock, você pensa o que sobre isso?

Rex - Penso que é inevitável. Para algumas bandas é bom e para outras não, depende. Pessoalmente, penso, que, desta forma, temos um monte de bons músicos no palco, profissionalmente falando eu quero dizer, mas nem todos têm algo a dizer, de modo que a qualidade da música contemporânea é muito elevado, mas estamos em falta conteúdo. Estou para o modo analógico não o digital.

E.C. - Apreciadores de rock não raramente são taxados de suicidas, satanistas, drogados, estúpidos, vândalos, e uma série de outros rótulos pejorativos... Você já passou por isso?E o que você diria para um jovem fã de rock que sofre com esse tipo de comentário?

Rex - Esses rótulos são feitos por pessoas ignorantes e estúpidas, para desacreditar “metal heads”. Aqui na Itália, por exemplo, há um grande problema com drogas e motoristas bêbados, há um grande número de vítimas fatais e acidentes durante os fins de semana, eu nunca ouvi dizer que um deles era feito por um “metal head”, e a minha pergunta é por quê? Não é verdade que os fãs de Rock são uma espécie de bestas, e aos poucos as pessoas vão aprender que, não se importe com o que pensam esses filhos da puta, viva sua vida como você deseja, faça a merda que VOCÊ desejar! Não permita que qualquer pessoa se imponha sobre você, e, como alguém disse... “LET METAL THE FLOW!”
E.C. - Aqui no Brasil, o sentimento da nossa burguesia se opõe ao Heavy metal, em especial porque o metal se questiona vários valores burgueses. É assim na Itália?

Rex - É quase a mesma coisa, o nosso grande problema aqui é a corrupção política e a iniqüidade social, mas não existem grandes oposições contra o Heavy Metal. Temos bastante liberdade para fazer aquilo que queremos, felizmente.

E.C. - Fale-nos de suas expectativas como musico.

Rex - Eu gostaria de tocar para mim e para os fãs, quero chegar a muitas pessoas e que eu possa deixá-los sonhar, pensar e ficarem furioso com a nossa música. Agora queremos gravar o álbum, e promovê-lo com shows, entrevistas como esta e tudo o resto. Por último mas não menos importante MANUTENÇÃO DO METAL FAITH ALIVE!
E.C. -Como você vê a cena de Heavy Metal na Itália?

Rex - É cheio de bandas tributo que a superlotam os shows dos clubes. Gerentes de clubes os preferem a preferir bandas originais, devido à maior atração do povo pelas bandas covers, então há menos e menos espaço para nós! É uma merda, eu odeio bandas tributo!!!!!!
E.C. - Como é o relacionamento da a imprensa italiana com o Heavy Metal?

Rex - Nós temos um monte de dedicados webzines e revistas, que trabalham muito para dar visibilidade para as bandas, e para a cena. Obrigado a todos.

E.C. - Quando você pensa sobre o homem, o que você sente? E você tem alguma perspectiva sobre o homem (seja positiva ou negativa)?

Rex - A espécie humana é o câncer da Terra, espero que façamos algo para redimir-nos e para salvar o planeta. No dia a dia, eu vejo um monte de gente ignorante e arrogante, especialmente em grandes cidades como Milão (onde eu vivo). Eu sou misantrópico.
E.C. - Os movimentos de death metal, parecem terem ganho muita força assim como folk metal e metalcore. Existe um motivo especial para isso? Seria mais uma moda do mercado, como o metal melódico de um tempo atrás?

Rex - Era de se esperar que isso acontecesse, nós vimos o mesmo fenômeno com música Punk e outros gêneros antes. Agora é o tempo do death metal, felizmente para nós que tocamos death metal hahahaha. As pessoas querem as comercializações, irão ter-lhe!
E.C. - Como você conheceu o rock? E como você começou a gostar desse estilo de música tão "barulhento" (hahaha)?

Rex - Comecei a ouvir quando eu era um adolescente, eu tenho que agradecer a um amigo meu por me introduzir ao Heavy Metal. As primeiras bandas que gostei foram o Metallica, Guns' n Roses, Anthrax, Megadeth e outras bandas de rock e metal a partir do final dos anos 80. Foi como no filme Blues Brothers "Eu vi a luz", e então eu comecei a comprar discos e fazer “headbanging” durante todo o dia. O amor por este tipo de música ainda está crescendo dia a dia!

E.C. - De 0 a 10 que nota você daria para essas bandas:

- System of a Down – Rex: 6.8 - Gosto do estilo estranho que eles têm, mas eu gosto de só uma parte das suas canções.

- Sepultura – Rex: 9 – Um dos grandes amores da minha vida musical, que fez algumas obras de arte metalica! Arise, Beneath a Remains, Chaos AD e Roots são grandes álbuns!
- Vision Divine – Rex: 0 - para mim é péssimo!
- Slayer – Rex: 8 - VIOLÊNCIA! VIOLÊNCIA! VIOLEEEEENCIA !!!!!!!!

E.C. - Escolha uma banda que você gostaria de falar, tanto para dar 10 como para dar 0:

Rex - Death – 10 – Chuck fez arte com a musica, todas as musicas dizem algo e
passam algo para aqueles que estão ouvindo, ele mudou minha forma de música ao vivo e de ser um músico... Inesquecível!! R.I.P


E.C. - Gostaria de agradecer à banda IRA pela entrevista e espero que eles tenham gostado!!! E peço para banda deixar uma mensagem para aqueles que seguem o nosso blog!!!Obrigado.

Rex - Em primeiro lugar, muito obrigado por esta oportunidade de alcançar pessoas no Brasil, uma bela terra que nos dão um monte de bandas grandes! Talvez, no futuro, venha a tocar ai, é o que espero! Em segundo lugar, quero dizer, sigam seus sonhos, não desistam e mantenham o METAL FAITH ALIVE.
Hi to all Rex & IRA.

Para ouvir o som do IRA vejam o myspace deles:

0 comentários: