Entrevista com a banda Nosferatu



Muito se fala na conflituosa questão de bandas covers/tributos e as bandas autorais, em especial no heavy metal. Todo fim de semana recebemos no orkut, email, facebook propagandas de shows do Ramones cover, Iron cover, Gun's cover, Metallica cover, Nirvana cover e Pearl Jam cover... Os defensores dessas bandas alegam que isso é "apenas um tributo de amigos" pra tocar sons de bandas que os influenciaram, porém nos sabemos que tem covers que cobram caches bem fora da realidade de apenas "um tributo de amigos", outros defensores alegam que as bandas covers são boas para "conter o crescimento de bandas ruins" (que normalmente estes se referem as bandas autorais), e por fim outros alegam ser chato ir num show sem saber cantar as músicas da banda então é melhor se "esguelar" cantando músicas "pops" como Fear of the Dark do que "When the Dragons are kings do Dragon Heart... E no meio de tantas desculpas idiotas e cretinas essas bandas proliferam e esmagam as autorais... Que cidade no interior de São Paulo não tem 1 Iron Maiden cover?E que cidade desse mesmo Estado nunca teve um show cover? Aqui é a casa do projeto "CoverRock"(hoje instalado em Sorocaba no Poser Hall)... Deturpando o valor da arte e desrespeitando os verdadeiros artistas, além de plagiar( o que é crime na Constituição Federal) para ganhar dinheiro e ficando bem longe de "um tributo de amigos"... O foque desta entrevista é o Nosferatu, mas o Kléber sem dúvida toca em uma questão essencial a respeito desse impacto de nulidade artística: Covers.

1- Primeiramente gostaria de agradecer a você Kléber por nos conceder uma entrevista em nome da banda Nosferatu. Contem-nos um pouco sobre a atual formação da banda e como anda o planejamento de vocês de 2011.
Kléber: Olá Fábio em primeiro lugar muito obrigado pelo espaço cedido e espero aqui podermos tirar algumas dúvidas de algumas pessoas.
Então a formação do Nosferatu ainda não está definida ( faz algum tempo já que não está haha). Estava só eu (Kléber Padovan Lead Guitars/Backing Vocals) e Hussein Salim Vocals/Lead Guitars e recentemente o baixista Matheus entrou pra banda. Confesso a você que está um pouco difícil arrumar integrantes para banda, ou o cara quer entrar e tentar mudar a estrutura da banda com influências modernas ou apenas quer ter banda só pra falar que tem, ai fica um pouco dificil.
Nós estamos com alguns projetos para esse ano sim, esperamos que nosso Debut Album saia até o final desse ano ou no começo de 2012.
Nós tocaremos pela primeira vez no estado de Minas Gerais na cidade de Muzambinho dia 28/05 e faremos um Show de abertura para a banda Torture Squad no dia 02/07 na cidade de Pindamonhangaba, será a primeira vez que vamos tocar nessa cidade também, eu acho que ambos os shows serão animais, estamos na expectativa.

2- Em relação a shows, vocês tem tido facilidade para arrumar shows?
Kléber: Olha cara até que sim, mas o problema que nós tivemos várias oportunidades de estar tocando em vários lugares e divulgando nosso trabalho para lados que ainda não fomos, só que estávamos sem integrantes para completar a banda e deixamos de lado essas oportunidades por falta de músicos competentes. Mas agora arrumamos um batera para quebrar um galho até arrumarmos um fixo.

3-Campinas é uma cidade com ótimas bandas autorais, porém você enxerga algum nível de suporte em relação a umas as outras?
Kléber: Olha entre bandas de som próprio, temos várias que são excelentes, mas o que rola mesmo são algumas panelas de banda cover que quebram as bandas de som próprio, porque pelo fato dos organizadores só quererem saber de bandas cover "que da mais grana" acaba não sobrando espaço para as independentes, o público tem uma boa parte de culpa nisso tudo, pagam quase R$20,00 pra ver banda cover e a casa lota, aí na hora de tocar banda de som próprio com a entrada a R$5,00 neguinho faz cu doce. Faz tempo que não rola som decente aqui em campinas, uns dos poucos bares que tinha fechou por falta de apoio, agora o povo ficou a mercê de bandas covers, pois os organizadores não querem correr o risco e apostam no que vai dar lucro garantido. No caso das bandas de som próprio, tem lugar que as vezes regula até água e a gente teve que enxer as garrafas com água da torneira hehe Seria engraçado se não fosse trágico hehe
A gente se vira como pode tentando manter o máximo de profissionalismo possível com as condições (muitas vezes precárias) em questão de aparelhagem, divulgação etc...
Aí às vezes você vai lá e rala pra comprar um simples pedal pra melhorar a qualidade sonora e tem gente que já olha e fica falando merdas do tipo “Os caras são boys, tem grana”, tem gente que confunde underground com coisa malfeita, são por motivos como esse que a cena não melhora.

5-Dentro desse seu próprio conceito você enxerga no Brasil bandas que possuem esse perfil artístico?
Kleber: Com certeza sim, tem muitas bandas perdidas por aí sem reconhecimento. Das coisas que eu vi tocando, ouvindo e assistindo shows por aí posso disser que as bandas tem seus próprios vilões, que são seus proprios integrandes, sabe por que?
Porque 60% das bandas só queriam saber de chapar e tocar bêbado, dai você vê aonde baixou o nível artístico. Mas também nada contra, cada um tem seus próprios conceitos!

6-Em relação a um novo álbum existe algum planejamento?
Kleber: Então a banda laçou recentemente um EP pela gravadora Dark Sun Records chamado “Returning to the Slaughter”, na verdade é um relançamento da nossa demo de mesmo nome, mas saiu em forma de cd oficial e com faixas bônus, encarte com letras, biografia etc... esse material além de ter saído no formato Cd saiu também em versão tape por um Selo Boliviano chamado Morbillus Records em edição limitada em 400 cópias. Sairá também 500 copias em formato Lp, só que os Lps ainda não estão em mãos. Segundo a "Dark Sun Records" eles serão prensados em uma fábrica na República Tcheca (ou Alemanha, não lembro agora hehe) agora no começo de Maio de 2011 e acredito que logo esse material estará em nossas mãos.
Como citei em uma questão anterior, estamos trabalhando em cima do nosso Debut album que vai se chamar "Satan's Child".
Nós estamos no meio das gravações, faltando apenas as vozes. Acredito que até o fim do ano a gente lance esse material que vai sair fervendo para nossos ouvintes.


7-(É uma brincadeira para você dar nota de 0 a 10 para as 3 bandas que indico e comentar sua razão de tal nota, depois você escolhe uma banda que gostaria de falar e atribua uma nota e comentário a essa banda)

Iced Earth- Pra mim o primeiro album e bom depois resto virou lixo comercial. Nota 1

Gamma Ray- não gosto hahaha sei lá acho que falta mais fúria nas músicas. Nota 1

Exciter- Porra isso é fudido pra caralho, essa banda tem tudo que um HeadBanger precisa. Nota 10

(Satan)- Nossa essa se eu pudesse daria nota 1000 hahaha Court in the Act (1983) esse álbum é lindo em especial a música Trial By Fire.




0 comentários: