Entrevista com a banda Recusa Armada, Punk/xHxCx


A banda Recusarmada realizou conosco uma interessante entrevista e toca em pontos essenciais como homofobia e machismo no circuito underground(em especial no heavy metal), defendendo o Anarquismo,
e abordando a questão do rock/metal cristão que cresce a cada dia. Comix também inaugura uma seção de interpretação pessoal de quadros.
espero que curtam!




Fábio – Primeiramente gostaria de perguntar a respeito do início do projeto Recusarmada, fale-nos um pouco sobre o momento atual da banda.

Recusarmada (Comix) – Começamos no final do ano de 2002. Eu, Gustavo, Zóio e Charlão. Não tínhamos espaço para ensaios muito menos equipamentos. Apenas um velho violão com 3 cordas e muita vontade de expressar nossas ideologias através do som! “Ensaiávamos” nas praças da cidade. Foi nessa situação que surgiram nossos primeiros sons. Depois, conseguimos uma velha guitarra, eu consegui apenas o corpo de um baixo (sem braço), fiz uma enorme correria atrás de um braço, até que arrumei um e montei um baixo toscão de 2 cordas para tentar tocar. A partir daí, começamos ensaiar com o Terrorismo Sonoro no quarto do baterista dos caras (Doip), o que não deu muito certo, pois não tínhamos dinheiro para ajudarmos os caras com as despesas de eletricidade. Depois, já teve a primeira mudança na formação, com a entrada da Tila nos vocais junto com o Zóio, a saída do Charlão e a entrada do Gordinho na Batera. Até que em 2004 surgiu o Estúdio Toskera Records, idealizado pelo Tio Lú e pelo Fejão, era um espaço onde ensaiávamos e tinha todo um suporte para uma banda de verdade! Kkk E foi lá que lançamos nossa 1ª Demo “Igreja Assassina... Templo Maldito!”, gravado ao vivo bem no estilo faça você mesmo, gravamos 12 sons próprios, tocávamos um punk/HxCx cru e tosco! Tocamos em várias cidades do interior (inclusive Sorocaba, umas 3 vezes), capital e até em Santa Catarina. Participamos de várias compilações (Punk Roça, Lixeira Humana Vol. 6 e Rompendo Fronteiras). Passamos por inúmeras formações, dificuldades, era difícil arrumar baterista, ficamos algum tempo parados, até chegarmos nessa formação atual: Comix (Bass/Vocals), Rafinha (Guitars/Vocals), Surfista (Druns). Acabamos de lançar nossa demo oficial “Protest Of Hell”, um som mais trabalhado no estilo “Thrash Core”, com letras que abordam temas do cotidiano com uma visão pessimista acerca da realidade.


Fábio – Qual o conceito do trabalho “Protest of hell”?

Comix - Protesto of Hell é um marco na história da banda! Além de lançarmos a demo com uma boa qualidade de gravação, estamos ensaiando bastante e praticamente a cada ensaio surge um novo som! Estamos empolgados, principalmente pela boa aceitação do público em relação a nova demo e a mudança do estilo de som. Posso até dizer que a banda amadureceu bastante, em várias aspectos, depois de tanto tempo na estrada!




Fábio – Comix, você é um veterano tanto do metal quanto do punk. Parece-me que o estigma em cima do metal de ser uma cena homofóbica e machista é maior do que para com o punk, você concorda com isso?Porque você crê que isso ocorre?



Comix – Sim! É até uma questão contraditória. Pois muitos headbangers se dizem contra a igreja e a religião, e se esquecem que a igreja é um órgão machista e homofóbico. Isso ocorre também, no meu ponto de vista, porque muitos ainda não conseguiram se libertar dos vícios sociais existentes dentro dessa podre sociedade.


Fábio – Qual a posição da banda em relação ao rock/metal cristão?

Comix- Tudo isso foi criado para ter domínio absoluto sobre a mente humana. A igreja está se adequando a outros estilos de som, para adquirir mais fiéis e no final lucrar com isso. È mais uma forma de alienação, além de deturpar a verdadeira proposta do som underground.


Fábio – Recentemente a banda agendou um belo de um show com Retaliação, e a lenda Lobotomia. Imagino que você deva ser amigo dos músicos de todas as bandas da noite. Como é tocar em um show como este com grandes nomes e amigos?



Comix- É muito foda estar dividindo o mesmo palco com uma banda lendária como o Lobotomia. É uma das raras oportunidades de mostrarmos nosso trabalho para um número maior de pessoas, e ainda de quebra, dividir toda essa fúria e energia a lado de amigos (Retaliação e Extreme Chaos), que sempre estão lado a lado representando e fortalecendo a cena underground do interior.

Fábio – (É uma brincadeira nova para você comentar sua visão pessoal sobre o trabalho de arte que está abaixo)


Quadro de Andy Warhol.

Comix – O Mundo sem arte é um lugar de desespero... Uma visão real nos levaria ao suicídio! Vivemos a arte para que a vida não nos destrua.


Fábio – Gostaria de agradecer a atenção. Foi uma entrevista muito bacana. Espero ver a banda destruindo tudo nesse show em Itapetininga e aguardamos por datas em Sorocaba!



Comix - Eu é que agradeço a Você pelo espaço cedido no blog, parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo do blog, que é muito interessante, várias questões para se ler e refletir, certo?!
E a hora que tiver um espaço para nós ai em Sorocaba, iremos com a maior satisfação!

0 comentários: