Entrevista com a banda Septic Schizo








1 - Primeiramente, gostaria que você falasse um pouco sobre a banda, para nosso seguidores que ainda não conhecem o trabalho do Septic Schizo.
Septic Schizo (Thales) - Bom, primeiramente gostaria de agradecer a você pelo espaço, por mais que
sejamos amigos há algum tempo, é realmente um grande feito pela banda. A banda teve seu nascimento
antes mesmo da sua formação, por mais incrível que pareça.

Eu comecei a pensar essa banda em meados de 2009, e desde então comecei a trabalhar em sons próprios para a banda, que devido à falta de pessoas conhecidas, que pudessem se tornar membros, não pode ter uma formação à época. Em Junho de 2010 finalmente tive a chance de juntar algumas pessoas para realmente formar a banda, e essas pessoas eram Antonio J. de Souza na bateria, que é meu amigo desde a infância, e sempre esteve em todas as bandas que eu formei/participei, Ariel Vieira, guitarrista de uma banda de Thrash de itapetininga, chamada Gant'z, eu o conheci através do Antonio, que fez parte da Gant'z em 2009, Helio, que foi o baixista da minha antiga banda, a Killer Machine, e obviamente eu, que fiquei na guitarra e vocal. Com a formação estavel, lentamente começaram os ensaios, mas devido à algumas desavenças ideologicas, Helio foi substituido por Gabriel Vieira, primo do Ariel. Uma semana após a entrada do Gabriel, nós entramos em estudio para gravar nossa primeira demo, e à partir dai começamos a procura por shows, e a vontade de tocar mais e mais em porões sujos foi crescendo. Quanto ao estilo, inicialmente éramos Thrash, mas devido a uma certa saturação desse estilo na cena, e a paixão aguda que todos sentimos por Death (banda), nos levou a procurar algo diferente, que encontramos no Death Metal, feito no estilo classico, e sem frescuras.






2 – Fale-nos um pouco sobre o processo de composição da banda.
Legal! Nós temos um processo bem simples de composição, que consiste em cada um fazer sua propria musica, sem a interferencia dos demais para manter a ideia inicial intacta, e após pronta, nós mostramos o que temos pronto, e cada um acrescenta alguma coisa à musica. Então em questão musical, todos nós damos um pouco de nós para a musica, quanto à questão lirica, sou eu quem escrevo as letras, não por ser o unico a ter algo a falar, mas por dominar melhor o inglês. Nós atualmente temos 10 sons proprios, 3 deles são da demo antiga, 4 entrarão na nossa próxima demo, 2 que ainda estão sendo trabalhados, e 1 musica que estava da primeira tiragem da demo antiga, mas que não esta mais no nosso set-list.








3- O som de vocês me lembra muito o Sepultura na fase antiga, inclusive o nome de sua banda nos remete a essa influência. Mas tirando o som o Sepultura influencia o som de vocês de alguma outra forma?
Puts, valeu mesmo pelo elogio!! O Sepultura pra mim, sempre foi minha maior influencia, principalmente no som, mas a imagem que os caras passavam na época do Schizophrenia, Beneath The Remains e Arise, é uma coisa que eu tento incorporar à nossa banda. Era uma imagem de revolta, quebra de dogmas e regras, mas principalmente aquela imagem do "Anti-Rockstar" é a que eu tento implantar, pois era realmente aquela idéia de que fazer parte de uma banda conhecida não te faz uma pessoa melhor ou superior do que outra.

4 – O Septic Schizo apesar de ser banda nova tem uma respeitável seqüência de shows e já tocou ao lado de nomes como Bandanos e já nos trouxe uma ótima demo. A meta da banda é crescer até que ponto?
Cara, nós não pensamos em crescer no sentido de fazer "fama", mas sim ficar no underground, que é a nossa casa, aonde nos criamos, e aonde sempre iremos ficar. Estamos aqui com um unico proposito, que é o de tocar, e se possivel, tocar cada vez mais. Nós não vemos o underground como um lugar de partida, em que esperamos aqui até alguem nos descobrir e comprar a gente, isso aqui não é um degrau pra fama, mas o oposto disso, underground é sinonimo de ser contrario a toda essa industria cultural mesquinha e superficial que mata a musica feita com amor, em lugar à alguns trocados. Temos orgulho de toda a historia das bandas que estão nessa luta diaria, desde o Stress, até as bandas atuais como Prepared to Kill, Em Ruinas e Comando Nuclear. E nossos planos são de continuar fazendo musica verdadeira, com muito amor, e continuar tocando por ai, até a morte um dia nos impedir de continuar. ARTE NÃO É PRODUTO!

5- Thales, você tocou em uma questão essencial inclusive algo que sempre se debate em relação a parcela das bandas de Metal. "Underground como ponto de partida" para um suposto sucesso comercial. Você já está no metal há algum tempo, já tocou em boas bandas seja no Septic Schizo ou na Killer Machine e ao lado de ótimos nomes. Mas me diga como você analise no heavy metal essa questão do "sucesso"?
Ah cara, isso é dificil...o rock em geral já foi algo comercial desde o começo, por ter esta imagem de "revolta", na maioria das vezes forjada e com bandas criadas com o proposito de vender. Acho que a industria dominou tanto o campo da musica, que todo moleque que começa hoje uma banda, já sonha em se tornar um Ozzy da vida...é um sistema ilusorio cara. Não dá pra ter essa mentalidade de "sucesso", porque alem de ser um sistema em que a sua grana diz quem você é, a realidade do nosso pais é completamente distorcida, retorcida e suja, não tem como você ser milionario, e ao mesmo tempo dizer que liga pro mendigo morrendo de fome embaixo do viaduto. É hipocrita, e exclusivista essa industria do "sucesso", ela mata a verdadeira arte, que deveria ser revolucionaria, e adere a isso uma mentalidade superficial e burguesa. E essa "arte" superficial e burguesa, com valores inescrupulosos, é empurrada goela abaixo do povão, que se torna completamente alienado, fudendo ainda mais com a nossa realidade.

(É uma brincadeira nova para você comentar sua visão pessoal sobre o trabalho de arte que está abaixo)

Thales -Bom, Veja é a Globo em formato de papel...completamente elitista e idiotizada. O texto da capa tem um tom bastante depreciativo, dando a ideia de que uma nordestina, com alguma ou pouca escolaridade, e que ganha 1 salario minimo, não fosse capaz de votar. Ou pior, soa como uma denuncia, de que o "poder" esta nas mãos dos menos favorecidos (representados pela mulher da imagem), e que isto pode ser extremamente perigoso e alarmante. É como se a Veja quisesse dizer: "Viram o que é que da, dar poder aos ignorantes?". Mais uma vez completo, a Veja é a Globo em formato de papel.


7 - Para finalizarmos gostaria de agradecer pela entrevista em nome da equipe do Blog, por favor deixe suas considerações finais!
Fabio, eu posso dizer em nome de todos da banda, que agradecemos de coração mesmo o espaço dado. Só queria dizer que nossa grande questão em estar aqui, é essa luta diaria que é a resistencia underground, seja
do Punk, do Metal ou do Hardcore...agradeço à todos que se mantem firmes, fazendo a musica continuar viva.
Gostaria tambem de parabenizar os outros membros da banda, pois hoje completamos 1 ano de banda e de luta, e dizer que agora no mês de Julho entraremos em estudio para a gravação da nossa nova demo.
Obrigado à todos pela atenção! E aqueles que queiram ouvir algo da banda, o myspace é: www.myspace.com/septicschizo1
Obrigado mais uma vez!

0 comentários: