Blind Willie Johnson


“A motherless children have a hard time
Motherless children have a hard time, mother's dead
They'll not have anywhere to go, wanderin' around from door to door
Have a hard time
Nobody on earth can take a mother's place when, when mother is dead, Lord”
Mother’s Children have a hard time – Blind Willie Johnson
Antes um adendo um dos foques dessa lenda do blues são as letras de cunho religioso. Mas é importante contextualizar, o músico nasceu em 1897 em um Estado bastante marcado por não ser lá muito receptivo a minorias e etnias distintas do W.A.S.P. (filosofia social estadunidense que coloca como centro das relações sociais daquele país os “white anglo saxon protestant”) e em seu contexto social é importante falar da história de que seu pai sempre o incentivou a ser pastor. Muito provavelmente esses fatores de seu contexto contribuíram bastante para sua formação religiosa.
Essa lenda tem suas músicas regravadas por gente do porte de Led Zeppelin, Eric Clapton, Bob Dylan... Suas letras são extremamente melancólicas e se trata de blues em estado bruto. Sem firulas de estúdio e tão pouco blues para agradar a classe média estadunidense. Na verdade ao ouvir Blind Willie é difícil não remeter às atrocidades cometidas contra as pessoas negras ao longo dos séculos a partir do XV. A melancolia é um traço bem definido desse sentimento de tristeza. Mesmo as músicas voltadas a suas influencias gospels são bem sombrias e pesadas.
O som é bastante indicado para aqueles que gostam de letras simples e bem sacada, com boa dose de engajamento. Se você gosta de blues cru também vai curtir muito. E aos amantes da boa música fica a dica. Quanto à temática cristã, como disse, ela deve ser bastante ponderada. Não é um grupo de White Metal e tão pouco alguém que usou da religiosidade como meio de enriquecimento.
Aliás, em tempos onde as falsas sensações de harmonia, respeito e amor parecem dominar as relações sociais, tivemos no ano passado um grave levantamento sobre o perfil e a valorização da mão –de—obra no mercado de trabalho brasileiro. Um homem negro com mesmo nível de formação de um homem branco, ou até mais, chega a ganhar 50% a menos na mesma empresa... Esse quadro quando mudado para homem branco e mulher, independente da etnia, gira em torno dos 30% desfavoráveis à mulher. Bem vindos ao Brasil, “um país de poucos”. Por isso acho legal ressaltar esse tipo de artista.
Blind Willie expõe uma ferida profunda na história da sociedade ocidental chamada preconceito. Um dos melhores músicos do estilo. Bluesão dos anos 30 na medida certa!

1 comentários:

Fresneda disse...

Legal o texto, Fábio!
Vou ouví-lo no Youtube.

Fresneda.