Entrevista com a banda Halloween (EUA) uma das lendas do metal underground.




  RxTx (Fábio) - Primeiramente não posso deixar de perguntar sobre o novo trabalho: “Terrortory”. Ouvi algumas coisas no site da Pure Steel e devo confessar que este álbum me surpreendeu. O que podem falar sobre ele?
  Halloween Temos vindo a trabalhar neste disco há vários anos e estamos muito felizes que ele está finalmente terminado e liberado. Passamos por um monte de momentos difíceis durante a gravação deste último CD. Nosso guitarrista quase morreu (algumas vezes) e ele teve que passar por uma grande cirurgia (transplante de fígado), e, além disso, estávamos quebrados e tentando auto-financiar todo o projeto, e levou 4 anos para ser concluído . O CD (TERRORTORY), é uma combinação de músicas novas e um punhado de pequeno e longos títulos perdidos que nunca foram gravados quando eles foram escritas. Nós gostamos de voltar no tempo e reviver algumas das canções mais velhas, porque elas ainda são relevantes, ainda gosto delas, eles ainda me fazem sentir-me bem ao toca-las. "Caught In The Webs” foi escrito em 1983-84, antes da maior parte do album “Don’t Metal with Evil” e ainda soa muito bem hoje. TERRORTORY era um nome que nós pensamos que melhor descreve,não só o nosso show no palco, mas também o próprio mundo que criamos, então pensamos que era um faixa-título apropriado. Há algumas coisas pesadas, outras mais rápidas aqui, algumas coisas mais lentas e assustadoras que se encaixam em nosso tema de Horror e alguns hinos do estilo hardrock. A maioria do material é motivada por situações de notícias sociais que vemos ao nosso redor e que são tecidas muito bem em histórias que refletem horrores da vida real. (Incluindo tragédias do mundo e desastres, guerra, violência social e, claro, amor, além de outras cosias que vão indo mal, que a maioria das pessoas podem se relacionar). Então, parte dela é pura ficção e fantasia. Nós amamos a maneira como ele saiu e se divertem tocando as músicas ao vivo agora.

  RxTx (Fábio) - Como está o plano de divulgação desse trabalho? Imagino que inclua uma boa tour.
    Halloween -  Nós estamos esperando para fazer um monte de turnês para este álbum! Começando nos Estados Unidos e, em seguida, indo para a Europa no outono. Gostaríamos muito de ir à América do Sul, nunca fomos antes e sabemos que há uma cena de metal grande ai. Esperamos que o novo álbum vá ter o impacto o suficiente de um zumbido que vai nos levar a sermos convidados por outra grande banda ou até mesmo uma tour menor, vamos ver. Nós amamos a Internet e como ela se abre tantas novas portas para bandas como nós.

  RxTx (Fábio) - Hoje em sua opinião onde seriam os principais focos de público da banda? E porque vocês aderem a essa força nesse determinado local?
     Halloween - Nós estamos muito bem aqui em Detroit, nossa cidade, nós só fizemos um show esgotado para o lançamento do TERRORTORY aqui em “casa”, e tivemos uma explosão! O show foi transmitido via web e tivemos 33.000 pessoas assistindo ao redor do mundo! Pelo menos até quando o servidor caiu aos 18 minutos do show, então ficamos felizes em ouvir um número como esse, mas estávamos um pouco chateados já que todo mundo não conseguiu ver todo o show. (Há vídeos no YouTube a dessa daquela noite. Procure por “Halloween at The Ritz”). Nós também estamos indo bem na Europa, especialmente na Alemanha. E através dos anos, temos obtido cartas de fãs de todo o mundo América do Sul, Japão, Sul da Ásia, México, Austrália, Canadá, praticamente em todos os lugares. Tivemos sorte que os fãs parecem encontrar-nos porque não há um monte de coisas nossas lá fora. Gostaríamos de poder realizar uma turnê por todo o mundo ou se pudesse obter algum sendo convidados por alguma banda. Obviamente, estamos bem em casa, porque somos capazes de tocar em clubes e teatros maiores e assim os nossos fãs na sua cidade natal começam a ver o show inteiro, que é uma produção teatral muito grande. Nós gostaríamos de levá-la na estrada um dia destes.

   RxTx (Fábio) - Se considerarmos a fase onde a banda era chamada de “Bitch” temos mais de 30 anos de banda. Imagino que vocês tenham ao lado de muitas alegrias algumas decepções. Podem nos contar algumas experiências marcantes?
     Halloween - Tivemos muitos altos e baixos ao longo dos anos, com certeza. (Incluindo a mudança de nome.) A maioria dos maus momentos pareciam ser apagadas com os momentos bons. Claro que não é divertido estar constantemente lutando com a falta de dinheiro, mas sabemos que não somos os únicos e em contrapartida nós somos ricos em histórias e de conexão que temos com os fãs. Temos tido a sorte de ter tocado com grandes bandas e artistas ao longo dos anos, fiz grandes amigos e conheci muitos fãs e lembranças como essas são coisas que você não pode comprar. Nós excursionamos com nomes como Savatage, Trouble e Crimson Glory e fizemos shows com grandes bandas como Queensryche, Megadeth, Pantera, Testament e Skid Row para citar alguns. Nós fomos à Europa diversas vezes e fomos headliners em alguns festivais grandes por lá além de temos excursionado pelos Estados Unidos e Canadá. Passamos por um monte mudanças de line-up, mas no decorrer dessas mudanças, temos trabalhado com alguns grandes músicos e compositores. Nós amamos tocar nossa música ao vivo para os fãs, que é são os melhores dos melhores. As coisas ruins não são tão ruim perto dessas coisas, mesmo quando acabamos perdendo membros e temos que voltar tudo e começar de novo. E a quantidade de tempo que leva para obter um bom álbum aumenta quando estamos tendo problemas, mas apesar de tudo tem sido muito boa. Nós apenas queremos fazer mais!

  RxTx (Fábio) - Olhando para trás. “Don’t metal with Evil” (1985) é considerado um clássico do underground. Como foi grava-lo e como estava o ambiente do grupo durante esse período?
   Halloween - Nós gravamos “Don’t metal with Evil” duas vezes, (na verdade isso aconteceu algumas outras vezes também como no caso de “No One Gets Out and Fire Horror”). Fomos a um estúdio em Bay City Michigan com muito pouco dinheiro, só para se ter uma noção nós não poderíamos até mesmo pagar um quarto de hotel. Nós acampados em uma área de acampamento, em uma barraca na chuva fria e todos nós ficamos doentes. O estúdio era muito pequeno e não era muito profissional e depois de gravarmos todas as faixas irregulares, que eu não gostava da forma como estavam soando, desistimos da coisa toda e decidimos recomeçar. Nós emprestamos algum dinheiro dos tios de George Neal (Baixo) e fomos para o estúdio The Disc em East Detroit Michigan. Nós só poderíamos pagar 30 horas de estúdio total, por isso compramos um bloco de tempo e entramos no estúdio.      
   Nós também pensamos em trazer um amigo, Edward (que havia feito alguns trabalhos com o Kiss) como produtor, uma vez que não fazem tão bem por conta própria, em Bay City. Durante o primeiro dia fomos regular e mixar até os tambores e amplificadores de guitarra e, em seguida, quando estávamos prontos para iniciar a gravação, o produtor não apareceu. O relógio já estava correndo e não tínhamos produtor, os engenheiros do estúdio nunca tinha trabalhado com uma banda de metal, então nós estávamos em pânico.
   Eles haviam feito principalmente coros de gospel e R&B music. Na tentativa de não perder tempo começamos a andar com alguns riffs e acabei escrevendo a música “Scared to Death” ali mesmo no local. Engraçado seria dizer que foi inspirado pela nossa situação. Haha ... Nós decidimos apenas irmos adiante sem(Produtor) e nós gravamos o disco e mixamos tudo no prazo de 30 horas sem o nosso produtor, e foi dessa forma como ele foi feito. Estamos felizes que as pessoas gostam muito desse trabalho, mas estávamos muito desapontado porque nós não tivemos tempo ou dinheiro para terminá-lo da maneira que queríamos. Todos nós nos dávamos muito bem naquela época, o ajudou a nos levar por uma situação difícil. Eu acho que é o que as pessoas gostam nesse registro, mesmo que ele não seja tecnicamente perfeito, você pode ouvir que estávamos nos divertindo e você pode sentir a química entre os integrantes da banda.


   RxTx (Fábio) - Os EUA tem uma safra muito legal de bandas de power/heavy metal como Cirith Ungol, Warlord, Manilla Road, Vicius Rumors,The Enchanter e vocês. Como é o público e o cenário que envolve essas bandas em seu país?
  Halloween - A cena do metal aqui nos Estados Unidos é boa, pelo menos em relação a bandas talentosas! Mas às vezes, quando se trata dos fãs dessas bandas é algo completamente underground. A participação das pessoas em shows de bandas conhecidas menores é geralmente muito baixa e isso é uma vergonha, porque em outras partes do mundo, a cena do metal ainda é muito forte. Os fãs ainda estão lá fora. Mas com a economia do jeito que está às pessoas não têm muito dinheiro para gastar para ver essas bandas, e os promotores não pagam as bandas o suficiente para ser capazes de tocar sem ter algum prejuízo, de modo é difícil construir um underground forte. Rádio aqui é muito influenciada pelas grandes corporações e por isso nunca ficam nas rádios algo além de música comercial, e assim, o público principal e as bandas independente passam dificuldade para permanecer ativas, por falta de exposição. Se um anunciante ou empresa não acha que seu visual ou som vai ajudar a vender seu produto você não entrar no rádio. As bandas que você mencionou nunca tocaram no rádio e quase nunca vêm para nossa cidade. Temos que ir para outro país vê-los tocar ao vivo. Agora com o advento da internet que está tornando mais fácil para bandas independentes e fãs para se conectarem, talvez algumas dessas bandas vão ter o reconhecimento que merecem. É uma pena que em nosso país somos deixados de lado porque não soamos como o mais recente grupo do mês. Por sermos de Detroit, a indústria espera que soemos como Eminem, Kid Rock ou The White Stripes. Bem, nós sempre esperamos que seria natural para soar 

RxTx (Fábio) Os EUA e a Europa veem passando por um momento de instabilidade econômica intensa. Já são anos nessa situação sem muitas resoluções concretas o que levou ao movimento social “Occupy Wall Street”. Vocês chegaram a ver isso?
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=q50wgj_8mwo

Halloween - Eu estava em Nova York no outono passado, quando o movimento começou sendo assim eu o vi em primeira mão. Eu vi a polícia intimidando as pessoas que estavam de pé por seus direitos. Sempre fui pobre, e embora eu saiba que há um monte de gente na minha indústria que se tornaram ricos por ser um entertainer (Nota RxTx: de entretedimento), e eu confesso que gostaria de me tornar um deles, afinal é o sonho americano, haha! Mas eu não posso acreditar como as corporações e os homens de negócios possam fechar os olhos dessa forma para as lutas dos pobres e da classe média. Eu me senti invisível na sociedade por quase toda a minha vida! A banda me dá uma chance de ser visível, de vez em quando e eu adoro isso, mas é só durante esse determinado momento. Eu estou feliz porque as pessoas estão começando a acordar para o que está acontecendo em torno delas e estão dispostas a levantar-se e, pelo menos, tomar uma posição contra essa opressão do capital. Eu amo o que está acontecendo ao redor do mundo, ondeas pessoas estão tentando lutar pelo que é certo. Alguma coisa vai mudar? Só se pode esperar e lutar, eu sei que as coisas não vão mudar durante a noite. Se nós (Halloween), nunca chegamos a um ponto de bem-estar financeiro eu sei que eu vou fazer a minha parte para tentar fazer uma mudança, assim como espero da banda. E para registrar aqui, eu sei que um monte de artistas que deu a volta e tentará ajudar essas movimentações, provavelmente porque a maioria deles são pessoas humildes, como eu, e muitos deles sabem como é ser pobre. A maioria das pessoas que nasceram com dinheiro não tem idéia de como é para pessoas como eu e todos os outros que lutam. Pelo menos temos a música ..



RxTx (Fábio)- Pessoal, obrigado pela entrevista é uma honra entrevistar uma banda com o legado do Halloween. Espero que tenham gostado. E vamos aguardar quem sabe um dia uma visita de vocês a nosso país!
Halloween - Obrigado por seu interesse e apoio! Nossa banda também agradece antecipadamente o apoio de novos fãs que podem ganhar e nos ver com a sua entrevista. Gostaríamos muito de vir a seu país e tocar para vocês. Eu tive uma euforia muito grande com a entrevista ... Horns up \ m /! Brian Thomas - Halloween \ m / E vocês podem encontrar-nos no facebook, twitter, youtube e myspace. Há links em nosso site. halloweentheband.com

10 bandas favoritas:
Eu não posso nem reduzi-las a um top 10, eu amo tantas, mas aqui estão algumas, em nenhuma ordem particular. Queria incluir alguns de meus nomes favoritos do cenário musical atual.
1. LED ZEPPELIN
2. BLACK SABBATH
3. SCORPIONS
4. JUDAS PRIEST
5. KISS
6. ALICE COOPER
7. QUEEN
8. FATES WARNING
9. SAVATAGE
10. PANTERA
11. SLAYER
12. IN FLAMES
13. BULLET FOR MY VALENTINE
14. THREE DAYS GRACE
15. KILLSWITCH ENGAGE



0 comentários: