Filme: O Porto




O porto é um filme dirigido pelo cineasta finlandês Aki Kaurismaki, e narra uma história bastante real e contemporânea, principalmente em tempos de crise e ameaças de recessão econômica na Europa. O filme se passa na simpática cidade litorânea de Le Havre, e tem como protagonistas o engraxate Marcel Marx, um típico cidadão pobre francês que com a crise econômica beira sutilmente a miséria, mas com boa formação em princípios humanos (guarde isso, será importante ao longo da história) e o jovem Idrissa, um jovem de boa formação, vindo de uma colônia africana tentando chegar a Londres onde sua mãe está trabalhando para uma fábrica chinesa. Em meio a essa interessante amizade está à comunidade do bairro de Marx, a truculenta polícia de imigração francesa, em muitos momentos veremos que não é regalia de São Paulo com Pinheirinho ou Cracolândia a violência policial para com grupos desfavorecidos da posse do capital, o investigador de polícia de Le Havre, um homem misterioso em relação a suas intenções, e por final a esposa de Marcel Marx.
O filme não é uma mega produção, e muito provavelmente por isso mesmo é inteligente, sutil e charmoso. E o diretor tem muitas sacadas, Kafka e Elvis são algumas delas, além do nome Marx não ser mera coincidência.
Li em uma resenha que se trata de um filme anti-Sarkozy. Não creio. Diria que é amplamente um retrato da atual conjuntura histórica. Como mencionei, ao assistir esse filme, cenas de Pinheirinho, refugiados haitianos no Brasil, invasão PM na USP entre outras truculências do capital vieram a todo vapor em minha mente.
Vale a pena ver e refletir!

0 comentários: