Jagtvej 69

Documentário: Jagtvej 69 - Ungdomshuset
Diretor: Nikolaj Viborg - Copenhage - Dinamarca
Ano: 2008



Um grande edifício abandonado na região central de Copenhage passa a ser habitado por jovens forasteiros que chegam à nova cidade e não têm onde ficar. Entre esses jovens há punks, homossexuais, vegetarianos; jovens "esquisitos" de grande capacidade criativa. Com o tempo, o edifício abandonado ganha um nome (Ungdomshuset), uma biblioteca, um cinema, um palco para apresentações ao vivo e novos moradores: jovens de cidades pequenas e vizinhas, onde não se sentem queridos nem mesmo tolerados, e de onde chegam em exôdos intermináveis. 

Diante da necessidade de se haver uma Casa da Juventude na cidade e do fato de que Ungdomshuset já estaria servindo como uma, a gestão administrativa de Copenhage dá aos jovens moradores o direito de uso da propriedade, em 1982. Entretanto, em 2006, os proprietários reais do imóvel, o grupo religioso Faderhuset, requirem a reapropriação do lugar, que não foi comprado para os jovens, apenas cedido.
"Jagtvej 69" conta com filmagens efetuadas de agosto de 2006 a março de 2007, mostrando a luta dos jovens de Ungdomshuset para manterem sua sede, com tudo que haviam conseguido criar lá dentro por si próprios, contra toda a movimentação opressora que se formou na cidade, tanto pela nova prefeita quanto pelo Faderhuset.

Mesmo debaixo de cassetetes eles não pararam suas marchas, mesmo abandonados e perseguidos pela cidade eles permaneceram lutando em nome de seu sonho em comum: ter uma casa para a juventude local e estabelecer os valores da diversidade cultural.

Um sopro de resistência e sonhos, de rebeldia, de desobediência civil, para todos àqueles que ainda acreditam na possibilidade de mudanças pelos movimentos juvenis e também para os que acham que a oposição já deu seu último suspiro.





Documentário Completo (Legendado)


0 comentários: