Entrevista com a banda Anthares!



RxTx (Fábio): O Anthares é uma banda lendária e que muito contribuiu para a consolidação da cena nacional, conte-nos um pouco sobre o início da banda.
Anthares (Ev.Jr): O Anthares começou em 1984 quando juntei meus vizinhos Henrique "Poço" e Aranha pra montar uma banda. Algum tempo depois novos amigos chegaram e começamos a tocar covers das grandes bandas da época... Sabbath, Maiden, Judas, Scorpions... Passamos a compor as primeiras musicas própria já em 85, quando subimos num palco pela primeira vez já com o nome Anthares (antes a banda chegou a se chamar Fúria) abrindo para uma banda chamada Titânio numa escola estadual em SP. A partir daí, começamos a encarar a coisa de verdade, como banda, e não paramos mais. Ainda em 85, o mundo do metal foi assolado por uma nova geração de bandas trazendo uma sonoridade mais brutal, avassaladora e rápida... Surgiu o Thrash e nós fomos contagiados pelo que o Metallica, Anthrax, Slayer e Exodus apresentaram pro mundo. Daí pra frente o Anthares se tornou uma banda de Thrash, uma das pioneiras no país, e cantando em português.

RxTx (Fábio):
"No limite da força" foi lançado em 1987 e é um clássico do metal nacional. Como foi gravar esse material no final da década de 80?
Anthares (Ev.Jr): Prá nós foi algo surreal, porque não imaginávamos chegar aquela altura, 02 anos depois de aparecer na cena, já com um contrato de uma gravadora forte naquela época como a Devil Discos, que já havia lançado o Korzus e discos do Ratos, Cólera, etc...e chegarmos num super estúdio bancado pela gravadora e gravarmos com um produtor que estava tomando conhecimento do que era o metal. O Viper havia terminado de gravar o "Soldiers of Sunrise" neste mesmo estúdio e com o mesmo produtor. Thrash era novidade pra ele. Mostramos o Reign Blood pra ele ouvir e também o Ride The Lightning e perguntamos: e aí? Tem a manha de fazer igual? Ele fez o que era possível, mesmo porque a gente não tinha quase nenhuma experiência com estúdios.



RxTx (Fábio): O Anthares foi fundado em 1984 e um ano depois a ditadura militar se dissipou. Mas antes desse importante marco na historia política e social do país vocês cresceram nesse contexto, como era transitar pela cidade de São Paulo, enquanto jovens headbangers, durante a ditadura militar?
Anthares (Ev.Jr): Surra de cacetetes, humilhação...isso tá memoria sempre. A gente era tratado como animais. Vi coisas absurdas naqueles anos, até a metade dos anos 90, resquícios da ditadura. Desde moleque já ia em quase todos os shows de rock em SP e a violência dos fardados com a galera do metal era revoltante, mas era uma época de muito preconceito ainda erraigado e prá eles, headbanger era só vagabundo sujo, desordeiro e bêbado. No início, por volta de 83/85 até que éramos sim, pois havia essa raiva nos olhos contra a ditadura que finalmente tinha sucumbido, e o metal foi um gênero musical que surgiu como legitimo representante da rebeldia. Depois as coisas foram mudando, as ideologias também.

RxTx (Fábio): Recentemente estava vendo que a banda fez bons shows em 2011e tocou em eventos bem importantes do calendário underground nacional. Em relação a shows há algo já previsto para 2012?
Anthares (Ev.Jr): Sim, vários shows! Já "estreamos" em 2012, no dia 18 ultimo no SP Metal Fest junto com as bandas Desaster, Nervosa, Hellven e Fire Strike! Em Maio tocaremos em Caruarú pela primeira vez junto com o Hatefulmurder (RJ). Será um mega evento. Depois, dia 12/05 tocaremos em Brasília num no Festival Headbangers Attack ! Em seguida tocaremos em SP numa festa fechada de um grupo do Facebook chamado Metal Friends, e a partir do segundo semestre, novos shows virão!

RxTx (Fábio):
E quanto a um novo cd de inéditas?
Anthares (Ev.Jr): A banda está decidida a gravar o novo álbum de inéditas neste ano. Acabamos de concluir o repertório! Serão 10 musicas, entre elas, algumas que já estamos tocando nos shows, como "O Ócio" e "Pesadelo Sul-americano". O disco será gravado em português e o que posso dizer é que vem pedrada na testa por aí!

RxTx (Fábio): Após tantos anos de atividades, depois a encerramento do grupo, e a volta, quais seriam para vocês os momentos mais marcantes da banda?
Anthares (Ev.Jr): Foram muitos momentos marcantes particularmente para cada um de nós. Me lembro de grande festivais que participamos com o Sepultura, Korzus, Dorsal Atlântica, MX, Attomica nos anos 80 e 90. Grandes shows lotados no Raimbow Bar, que era nos anos 80 o point da galera do metal. O Anthares já fez tantos shows que eu não consigo lembrar-me de muitos. Às vezes os amigos é que me lembram. Mas já teve até show que a gente não tocou, chegamos no local e o show não rolou...baladas com a galera, brigas e muitos shows de outras bandas em que estávamos sempre presentes.

RxTx (Fábio): Nos últimos anos, mais precisamente com a crise da bolha econômica, tivemos conflitos intensos em termos sociais e políticos onde no cerne do debate estavam questões economicas e administrativas. O que tem em sua perspectiva o heavy metal enquanto uma prática cultural poderia oferecer no campo social a esse contexto turbulento do neoliberalismo?
Anthares (Ev.Jr): na minha modesta opinião o heavy metal já exerce seu papel de contestador contra todo o sistema falido em que vivemos. A mensagem está na música, nas letras, no visual, na atitude de um estilo de vida que aponta o dedo e mostra para o mundo corporativista, corrupto, violento que há saída: ouçam metal e se libertem!!

Top 10 Jr
1- AC/DC
2- Iron Maiden
3- Slayer
4- Exodus
5- Metallica
6- Anthrax
7- Lamb of God
8- In Flames
9- Testament
10-Overkill

0 comentários: