Top 15 Metal Nacional anos 80 Por Volstag Thunderhead






Saudações amigos e aficionados por metal, seja ele do tipo que for!

Aqui quem lhes escreve é o Volstag Thunderhead, fiquei de escrever uma pequena lista de top 10 das bandas dos anos 80 do estado de São Paulo, pra quem sabe divulgar a existência pra alguns, e pra quem sabe relembrar com outros estas que foram e algumas ainda o são, bandas extremamente importantes para a influencia de tantas que existem hoje em dia.

Eis que em minha lista acabei incluindo mais que 10, e não só de SP, isso porque senti a falta de uma ou outra tão importante quanto as do nosso querido Estado.

Fiz então um Top 15, misto, mas somente com as top, e com grande ênfase ao nosso estado, assim me parece mais justo e completo (E olha que mesmo assim faltou muita banda!).



15º - INOX

Banda de 85, o vocalista chamado "Heavy" é um grande cara, que sempre manteve o espirito oitentista, junto com o resto dos integrantes.

http://www.youtube.com/watch?v=sobC68TuVzs





14º - Overdose

Bom, o que falar desses caras? atitude é pouco né? banda de formada em 83, o Bozó tem um dos vocais mais rasgados e agrecivos!!

http://www.youtube.com/watch?v=FNF1AyiRpcI





13º - Taurus

Otavio Augusto (Vocal) e sua trupe formaram em 85 esta que é uma das grandes preferidas dos bangers brasileiros, bom, acho que fica dificil afirmar isso, mas pelo menos em conversas com o povo, é talvez uma das mais lembradas com saudosismo.







12º - Volkana

De 87, Marielle Loyola e sua turma deixam muita saudade e saudosismo, tocaram em Sorocaba nos anos 90, fizeram miséria.

(Puta que pariu, era gata!!!!)







11º - Metalmania

Esta é uma banda que trás também muita saudade, Lucky Luciano em 84 juntamente com sua banda fizeram shows memoráveis, com performances impares.

http://www.youtube.com/watch?v=NeamuccPymw





10º - Centurias

Outra banda fantastica, coloco em decimo lugar, mas certamente se eu parar pra pensar de novo subo ela pra outro status, mas acabo descendo outra, enfim, não parei muito pra pensar nisso, talvez só as primeiras da lista, enfim, Banda que surgir bem no começo de 1980, quem já viu no palco sabe do que eu tô falando, "Cachorrão" e sua banda matam a pau!







09º - Vírus

Banda encabeçada por Flávio Ferb, fundada em 82, acho que dispensa apresentações né?

http://www.youtube.com/watch?v=xTkr9DqJdb0





08º - Metalmorphose

Outra grande banda, Flavinho é um puta cara excelente cantando grandes classicos que hoje são hínos do metal nacional, banda de 83.

http://www.youtube.com/watch?v=McSZ_2OMd7w





07º - Stress

Bom, antes de mais nada, é um Top 80's, mas esse cara é o pioneiro no Heavy Metal no Brasil, "Roosevelt Bala" fundou o Stress em 77!! e eu não poderia deixar de fora, ele influenciou grandes nomes tanto daqui quanto de fora que tiveram a oportunidade de escutar algum dos seus discos. Banda fenomenal!

O clipe que posto aqui pra vocês está com a qualidade incrivel, musica muito "patriota" na minha opinião.

http://www.youtube.com/watch?v=0kTYi-5nanc





06º - Korzus

Bom, que banger Brazuca que não conhece Korzuz?

Fundada em 83 por Marcello Pompeu, é grande representante do Brasil lá fora até hoje!






05º - Harppia Jack Santiago 83

Banda espetacular de heavy metal, primeiro EP gravado em 1985.

Se apresentaram e continuam se apresentando em praticamente todos os estados do Brasil!

http://www.youtube.com/watch?v=YeC2jZysMYk





04º - Witchhammer

Paulinho com seu vocal unico, quebra geral, as letras e a melodia desta banda são o mal encarnado!! Quem curte agrecividade, precisa escutar esses caras!!

Banda de 86.

http://www.youtube.com/watch?v=ui_eWJM5tZM





03º - Santuário

Banda de 82, a carisma de seu grande vocalista Julio Michaelis que faleceu a pouco tempo atrás, deixará saudade, deixo em terceiro lugar não somente como forma de homenagear, mas também por merecer ser lembrado eternamente!

Uma banda muito boa, que sempre manteve a linha e é sinonimo de musica bem tocada.







02º - Viper - Andre Matos 85

Muito bem... segundo lugar, Viper é talvez a bem mais sucedida das bandas dos anos 80, juntamente com Sepultura, deixo em segundo lugar e não em primeiro por dois motivos.

Merece segundo lugar por terem criado discos tão bons no estilo Heavy Metal não somente do Brasil como do Mundo todo!

Não deixo em primeiro por implicancia minha com o André Matos, por ele ter criado tanta confusão com a banda e deixando eles na mão, fato este que se repete eternamente com cada banda em que ele cria.

Não fosse os Irmãos Passarell o Viper teria acabado a muito tempo.

Deixo a musica mais famosa pra vocês conferirem...

http://www.youtube.com/watch?v=qBxPFyGcbv0





01º - Salário Mínimo

Primeiro lugar fica pra eles que tem o maior carisma que já vi no palco, discos com musicas irretocaveis, melodias, letras, tudo simplesmente perfeito!

Banda de Hard Rock, que namora um heavy bem de leve em alguns momentos.

Já tive a honra de comer coxinha com eles na cidade de Salto a alguns anos, simplesmente são pessoas humildes, animadas e humanas.

O volcalista China Lee é um grande cara, que merece juntamente com sua banda o primeiro lugar.

Banda de 81.

http://www.youtube.com/watch?v=ruLNQ6chX1Q





Fora estas bandas, também tem várias outras, que merecem muito mesmo serem citadas aqui, eu poderia ter feito um Top maior, mas as bandas que ficariam nos ultimos lugares não estariam merecendo a colocação, então, sabendo que cada um alteraria gritantemente a ordem deste Top, apenas sugiro a pesquisa destas bandas também:



Dorsal Atlântica

Abutre

Azul Limão

Vulcano

Antidemon

Attomica

Avenger

Rosa Tattooada

Sepultura

Angel

Chakal

Cérbero

Vulkano

Patrulha do Espaço



Eu não podia deixar de fora este grande Hino do Metal Nacional, que é só um "Teaser" do que virá pela frente quando sai o DVD documentário do Metal dos anos 80 aqui no Brasil.

BRASIL HEAVY METAL será a maior compilação de matérias, entrevistas e relatos de toda a história!



http://www.youtube.com/watch?v=3YeH1xtXn-c

1 comentários:

Luana Cavalcante disse...

Muito boa a lista! Gosto do Korzus, Salário Mínimo e tenho esse CD do Viper! Metal é metal! =) Fiz uma busca de metal anos 80 e seu blog apareceu, coincidência...