Entrevista com a banda Ação Libertária





1. RxTx (Fábio) - Primeiramente gostaria que apresentassem sua banda. Falando um pouco sobre o começo dela e as concepções que gostam de articular com o grupo.
Ação Libertária - A banda é composta por quatro pessoas. Eu, Márcio Pigmeu canto, Edson Bigode assume a única guitarra da banda, Junior é o baixista e Toni é o dono das baquetas.
Nós temos um vínculo muito forte com os movimentos sociais de minorias, de rua, apartidário e punk.

Nossa música não se resume basicamente a parte artística e estética, mas também a efetividade das ideias propostas pela banda.
O Ação Libertária surgiu após a minha saída da antiga banda a qual eu fazia parte, que era o Farpa XXI (http://youtu.be/-nITYcqzB_Q). Eu queria continuar fazendo um som de contestação, com isso corri atrás de uma galera afim de fazer o mesmo e que estivesse de acordo com a proposta da banda. Depois de alguns testes e nomes, a formação está fixada até hoje com Edson (Guitarra), Junior (baixo), Toni (bateria) e eu (vocais).


2. RxTx (Léo) - Qual é a relação de vocês com a cena onde atuam no caso a de Natal/RN?
Ação Libertária - Nossa relação é bem estreita e produtiva. Nos envolvemos na organização de alguns eventos e temos um evento produzido aqui dentro da periferia na zona oeste chamado 'Festival Grito Zona Oeste'. Nele organizamos com a ajuda de um amigo chamado Breno Soares um campeonato de Skate. O evento também conta com a participação de bandas locais e de fora do estado. No mesmo evento arrecadamos alimentos não perecíveis tanto das inscrições dos atletas como também das pessoas que se voluntariam a trazer para o evento, uma vez que o ingresso ao festival é gratuito. Todo alimento arrecadado é destinado a alguma instituição de caridade da zona oeste de Natal/RN.


3. RxTx (Fábio) - Sobre a primeira demo de vocês “Ação Libertária” (2010), algumas músicas já pelo título colocavam bastante em uma direção mais "social" das letras. Que por sinal é uma marca de seu trabalho. Quem escreve as letras?
Ação Libertária - Quando a banda surgiu ela já nasceu com essa proposta mais voltada para letras sócio-políticas. Quem escreve as letras da banda é o vocalista Márcio Pigmeu.

4. RxTx (Fábio) - Vocês gostam de futebol, certo? A questão da Copa do mundo 2014 é a ponta de um problema que o futebol vem enfrentando há décadas que é a apropriação pelo capital. Vocês tomaram parte nos protestos anteriores e durante a Copa?
     Ação Libertária - Sim, todos da banda gostam desse esporte. Aqui são dois flamenguistas e dois vascaínos. Mas por incrível que pareça o tema menos discutido entre nós é rivalidades tolas. Até brincamos aqui acolá uns com os outros, mas longe daquele fanatismo tolo. Sim, sempre nos posicionamos contra a realização dessa copa. Não só no discurso como também efetivo nas ruas. Participamos de movimentos sociais diversos apartidários desde nossas adolescências. O movimento estudantil apartidário entre os punk foi uma das portas de entrada para alguns de nós da banda. Como já dissemos antes, nós gostamos de futebol, no entanto a forma como essa copa do mundo foi elaborada em nosso país não nos permite tê-la como algo benéfico. Muito sangue e vidas de manifestantes foi derramado nas ruas. Nos estádios também através do sangue de trabalhadores que morreram durante a construção dos mesmos. Muitas desapropriações, desvio de verbas, corrupção e estupro a famigerada constituição que o governo federal promoveu quando deu carta branca para a FIFA.



5. RxTx (Fábio) - Sobre a questão de influência do capital, saindo do esporte indo para a música. Vocês falam bastante em luta do DIY (“Faça por você mesmo”). Eu não posso deixar de perguntar como lidar com essa “visão de mercado”, de fazer para vender, vender posturas e ideias, vender ingressos para tocar... Que invade o underground?
Ação Libertária - De fato essa é uma realidade que percorre uma linha tênue entre crítica/contradição. Infelizmente todos nós seres humanos estamos submetidos a esse sistema que nos gere, domina e impõem suas normas, regras e limites. Não estamos dentro desse modelo vigente por livre e espontânea vontade, nascemos dentro dela. O problema é continuarmos calados diante dessa realidade imposta. Alguns costumam dizer: "Vai viver no mato!", "Vira Hippie!" etc. No entanto isso não vai resolver o problema em questão, no máximo vai só nos gerar um senso de culpa menor do que de outras pessoas. Nascemos numa zona urbana, aqui é nossa casa, nosso campo de batalha e aqui é que pretendemos ao menos tentar lutar para modificar o estabelecido. Podemos nem se quer arranhar a unha desse gigante chamado sistema, porém se eu morrermos hoje, se nós morreremos felizes por saber que ao menos tentamos. Existem formas de minimizar danos ou estabelecer relações menos consumistas e mais justas no que tange os conceitos de comercialização de ideias e atitudes. Infelizmente tudo tem um custo em um mundo capitalista, por isso as bandas cobram por seus materiais produzidos, por mais que o discurso seja de anticapitalismo etc. Parece paradoxal, mas é isso mesmo. Utilizamos a mesma ferramenta que nos oprimi para expor ela e denunciar suas atrocidades. Nós sempre participamos e organizamos eventos aberto ao público, mas quem faz isso sabe o quanto é difícil, mesmo assim continuamos com esse pensamento por acreditar que tem muito moleque que não tem nem R% 5,00 para pagar uma entrada em um evento de Hardcore... Sempre tentamos vender nosso material a preço de custo para que mais pessoas tenham acesso. Um bom exemplo é o nosso CD que sai por R$ 5,00.


6. RxTx (Fábio) - Existe um planejamento ou alguma coisa de nova gravação em termos de um álbum de inéditas?
Ação Libertária - Sim, temos a pretensão de no próximo ano laçar nosso segundo full.
Mas ainda esse ano lançaremos uma split com a banda Lei Do Kaoz de Pernambuco. Também saímos na coletânea Cacos de Vidro 2 e na Natal Metal Copilation III. Estamos no momento divulgando nosso primeiro vídeo oficial, que é de uma música nova que estará na natal Metal Compilation III.

https://www.youtube.com/watch?v=t3wr1qhT6X0&feature=youtu.be


7. RxTx (Fábio) - De todas as letras do rock/ metal/ punk, se pudessem escolher somente uma como uma referência do espírito e das atitudes da banda Ação Libertária. Qual seria e porque?
Ação Libertária - Puts! Essa é uma pergunta bem difícil porque gostamos de muita coisa e temos muitas referências. Mas se é para escolher uma, vamos de uma clássico do RxDxPx Crucificados Pelo Sistema. Ela é curte e direta, porém diz muito do nosso contexto.





8. RxTx (Fábio) - Sobre a capa do CD Cavalo de Troia, ele articula uma série de conceitos. Como foi a decisão desse material? E também quem fez?
Ação Libertária - A capa realmente é bem conceitual e cheia de simbolismos. Ela define bem o nome do álbum 'Cavalo de Tróia' e a música de mesmo nome. A ideia da capa foi do vocalista Márcio Pigmeu, mas ela foi criada por Jansen Baracho ( https://www.facebook.com/jansen.baracho / https://www.facebook.com/PeligroGraphics?fref=ts ), um dos nomes mais fortes da cena aqui de Natal nesse quesito de artes.
A letra de Cavalo de Tróia resume bem por si só nossa resposta.

Sejamos como água e óleo,
que podem estar juntos mas não se misturam.
Não se guerreia sem armas,
que nesta guerra é o capital.
Infiltraremos em fim nas entranhas desse sistema e seremos o câncer que indicará a sua destruição.
Seja a surpresa!
cavalo de tróia!
Encare com braveza!
cavalo de tróia!
Vamos ser as cabeças!
cavalo de tróia!
Mas não mude o seu ideal!
Seja a raiz!
cavalo de tróia!
Seja a empresa!
cavalo de tróia!
Seja a certeza!
cavalo de tróia!
A anarquia infiltrada e feroz!
(...)
Ponha a sua máscara social, estude, trabalhe, só não seja mais um.
Somos um vírus duro de morrer, sem legendas, sem nome, não vão entender.
Um tiro na nuca da dominação e não há suspeitos dessa operação.
Batalhão libertário de gravata ou suando, o foco é o mesmo em nome de um sonho. Vai!
Tem que encarar, sobreviver, ser parte não é nosso fim. Se o sistema engoliu a todos nós, agora vai adoecer.
(...)
Música “Cavalo de Tróia” – Ação Libertária


9. RxTx (Fábio) - Obrigado pela atenção, foi um gostoso bate papo. Gostaria de pedir que deixem suas considerações finais!
Ação Libertária - Primeiramente nós é que agradecemos a vocês pelo espaço para falarmos um pouco do nosso trampo e das nossas ideias. Esperamos um dia tirar um som massa aí em São Paulo e conhecer um pouco dessa cidade que abriga muitas bandas que temos como referência. Grande abraço a todos que sempre estão nos corres conosco e para quem nos odeia deixamos a frase da 'pensadora contemporânea' Valesca Popozuda "beijinho no ombro". Rsrsrs

https://www.facebook.com/acaolibertaria?fref=ts  - Facebook da banda


https://www.youtube.com/watch?v=5dPUVtdUCdM - Vídeo da música Pogoterapia

0 comentários: