Nota – Editor
Palavras chave: Contra Cultura, Cultura Juvenil, Rebeldia.
Texto base: Culturas eXtremas – Massimo Canevacci e meu tcc “O Heavy Metal em Sorocaba”
Primeiramente eu gostaria de acentuar meu posicionamento ideológico em relação a nossos protestos. A forma de ação desse ativismo e a relação partidária como já deixei claro na introdução sobre rebeldia é algo que não me identifico muito até por estar mais engajado com cultura eXtrema (o que pessoalmente me parece mais livre e interessante) , mas não deixo de praticar e tão pouco de apoiar os que fazem (ao contrário disso, sempre que posso também estimulo os amigos a participarem). A divergência é justamente pela forma comumente controversa de leitura marxista ortodoxa, confusa e totalmente voltada a conceitos sólidos, muitas vezes baseada em um tipo de partido que não existe mais (apesar de muita gente no meio partidário jurar que isso ainda existe) e mais preocupada em rotular do que agregar, a cultura eXtrema, pela qual luto, se baseia baseia em conceitos líquidos e intermináveis ou seja é o oposto. Esse é meu posicionamento pessoal. Não sou fã, mas faço com base em minhas crenças de certo ou errado e não costumo aceitar apatia.
E se não da pra contar com o movimento estudantil então dá para contar com o povo?Antes de começar o protesto da tarifa, o Marco pode se lembrar de eu te-lo dito “não conte com o apoio popular, ele é volúvel”. Dito e feito, hoje eu não vi uma pessoa na fila do supermercado, em casa, no ônibus falando de coisas a não ser festa junina, romance frustrado e show de dupla sertaneja. E foi ontem que os vereadores estavam fazendo piada com nossa cara! Mas, afinal essa é a sociedade do consumo e do espetáculo... Por isso é que argumento que antes de vencer é importante mostrar à essas pessoas que algo está sendo feito, alguém está lutando, passar credibilidade e conquistar aos poucos as pessoas, ai sim, seremos ouvidos... E quem sabe balancear um pouco o jogo político aqui em Sorocaba, o que já é um avanço quando falamos em conquistas populares. Mas mesmo se as pessoas continuarem apáticas, o importante é a resistência feita. E está ai um dos elementos das culturas eXtremas juvenis, resistência.
Eu parabenizo o Marco, Renan Bonassa, Thales Souzedo(Septic Schizo) e o Otávio Schoeps que são os 4 do C.A. que tem ido para o enfrentamento mesmo sem apoio dos estudantes universitários locais incluindo os demais do curso de história, e parabenizo caras como o Luís “Van”, Lucas “Militar” (hahaha) e os outros que tem ido nos enfrentamentos, pois crendo ou não nessa forma de ação social, entendendo ou não o que escrevi aqui, o importante é fazer! XD, é dar a seguinte declaração: Vamos encher o saco de alguns burgueses!
E peço ao pessoal que jura acima de tudo ser do underground, engajamento com tais causas. Sim, como eu mesmo argumentei já está evidente que a relação “cultura extrema x C.A.s, partidos e bla bla bla” se afastou e muito e em muitos momentos isso limita a cultura extrema. Mas me parece que em uma cidade como Sorocaba que ainda está engatinhando uma cultura extrema, é um caminho interessante para consolidação e amadurecimento da “cena” seja ela anarco punk, headbanger, HxCx, cyber punk, gótica, anarquista, socialista, grafiteiros, pichadores...E peço a mesma atenção aos demais coletivos espalhados pela cidade. Até para criar uma identidade mais sólida de contestação... Porque tem gente que ainda acha que contestar é fazer música metendo pau em política ou dizer “política é uma bosta”...
Pelo menos para a cultura eXtrema underground não é apático.
Finalizo meu texto mostrando o tipo de gente que está governando e o tipo de projeto que é proposto à principal cidade da região:
Propostas e pérolas na câmara dos vereadores de Sorocaba no dia 21/06/11:
- Vereador Crespo (DEM), eleito vereador com mais de 10mil votos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, Argumenta contra uma ironia de seu colega vereador (que falou ao Crespo que ele devia era se preocupar com a qualidade da educação), quanto a seu projeto proposto em relação à melhoria das portas e privadas das escolas municipais, que este estaria possuído por “maus espíritos”... Argumentativo o Crespo, não?
- Vereador Yabiku(PSDB) propõe lei que visa multar quem joga bitucas de cigarro no chão. Ele só se esqueceu de propor quem vai executar a lei... Depois de pressionado sugere a PM e o povo... O Schoepes ao gritar da platéia “E o chiclete?” em tom de ironia, mostra que o vereador não pensou a respeito disso e o confunde... Crespo, vereador de 10mil votos, com sua sabedoria propõe revisão da lei proposta, sugerindo agregar multa a quem cuspir na rua e jogar chiclete além de ser autor desta pérola “uma pessoa que joga uma bituca de cigarro no chão é um potencial delinqüente”... Do lado de fora da câmara uma assessora de um vereador está jogando a bituca de cigarro nos jardins da prefeitura... Surgem muitas comparações com a Dinamarca, Japão e Irlanda...
- Vereador Crespo tenta puxar o apoio dos manifestantes (nós) e a idéia nossa para si, propondo uma lei que controle o desconto concedido pela Urbes à população. Aproveita para criticar Vitor Lippi (prefeito, PSDB) e já deixar meio em aberto que vai concorrer à prefeitura.
- Criação de mais um cargo de assessor para cada um dos vereadores. Cada vereador já possuí 5 assessores que ganham uma média de 3.500R$. Para usar facebook, durante as reuniões na câmara, diga-se de passagem, (como a foto ,tirada no dia da movimentação, acusa). Ao todo serão 21 novos assessores, e custará aos cofres públicos anuais 905milR$(Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul)...
Depois de ler alguns projetos de lei aqui que foram propostos em um único dia (sem mencionar outros escândalos), me diga, vale a pena um novo assessor?
Comentários
Renan Bonassa