Faça sua própria ecobag usando uma camiseta antiga


Recentemente, com a proibição da distribuição de sacolinhas plásticas nos mercados/supermercados/hipermercados em geral, no Estado de São Paulo, muitas pessoas ainda não sabem como carregar e/ou transportar suas compras sem suas “coleguinhas poluentes”. Uma alternativa é o uso das caixas de papelão, onde são empacotados os produtos que vão para as prateleiras dos supermercados e que, até então, não tinham utilidade além de irem para reciclagem ou, na pior das hipóteses, para o descarte inconsciente.
Porém, nem sempre essas caixas de papelão estão à vista do consumidor, próximas aos caixas, e nem sempre há tantas para que todos os clientes possam utilizar. Então, nesses casos, o que fazer? Como transportar os produtos adquiridos? *que, de preferência, serão ecológicos e cruelty free, hehehe! ^_~*
As ecobags não são novidade para quase ninguém e é fácil encontrá-las a venda: geralmente, penduradas ao lado dos caixas nos próprios supermercados. Há diversos modelos, tamanhos variados e elas são extremamente duráveis e resistentes. Além de práticas, claro, pois geralmente são feitas de tecido mole e dobrável, podendo caber em qualquer bolsa ou em um cantinho do carrinho de compras.
Hoje, depois desse blá-blá-blá todo, vou publicar um tutorial de como fazer sua própria ecobag utilizando uma camiseta antiga. Encontrei este tutorial AQUI e me apaixonei, espero que gostem! ^_~

PASSO 1:
Pegue a camiseta velha, e vire-a do lado avesso. Desenhe o formato que você deseja obter na bolsa – oval, quadrada, retangular. O  tamanho é você quem escolhe.


PASSO2:
Corte atravessando ambas as camadas do tecido para que você tenha duas peças idênticas. Você pode deixar a bainha da camiseta intacta ou cortá-la fora.



PASSO 3:
Junte as duas camadas. Em seguida costure a borda de uma na outra. Deixe a abertura do saco intacta.



PASSO 4:
Para evitar desgaste, com uma linha mais grossa aplique pontos em zigue-zague na parte estreita da borda.



PASSO 5:
Use uma régua e caneta esferográfica para desenhar os traços. Importante: deixe um espaço de quatro centímetros a partir do topo para o início das marcações.



PASSO 6:
Use uma tesoura ou um estilete. Corte os espaços entre as linhas demarcadas. De preferência, deixe um espaçamento de 2 cm de um corte para o outro.



PASSO 7:
Estique a sua bolsa.


PASSO 8:
É isso aí! Se você lavá-la e as fendas se enrolarem um pouco, o visual fica ainda melhor.



E aí, o que acharam?
Claro que não é uma ecobag para fazer “compra do mês”, mas é uma ótima ideia para compras rápidas, de última hora, onde você vai buscar poucos itens no mercado.

Durante minha pesquisa, encontrei o blog Como Faz e outros três tutoriais de outros três tipos de ecobags, com tamanhos diferentes. Seguem os links para quem quiser conferir:

·         Ecobag: faça a sua sacola de compras ecológica
·         Como fazer uma ecobag dobrável, para carregar na bolsa
·         Ecobag diferente e resistente, com caixa de papelão



Então é isso, pessoal, até nosso próximo encontro! ^_~

Obs.: imagens e passo-a-passo retirados do blog Moda para Homens.

0 comentários: